segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicas de Saúde: Verão

Cuidados com a pele

No verão, alguns tipos de doenças de pele tornam-se mais comuns. Entre elas, destacamos as micoses (infecções por fungos ou “bolores”). Além disso, é do conhecimento comum que a exposição excessiva ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele e predispõe o indivíduo ao desenvolvimento do câncer de pele. Além da exposição ao sol, o aumento da transpiração, o contato com a areia e com piscinas com água contaminada e vestiários de uso comum são fatores que favorecem o aparecimento das doenças de pele (exceto o câncer).

Cuidados com os olhos

Não é só a pele que precisa de proteção. Os olhos também sofrem a ação de agressores, como os raios ultravioleta, podendo haver aumento do risco de doenças como a catarata. Use óculos escuros, que bloqueiem pelo menos 99% da radiação ultravioleta.

Desidratação
A água representa mais da metade do peso do nosso corpo e, nas crianças essa porcentagem é ainda maior. Para manter a temperatura corporal, um dos mecanismos mais importantes é a perda de calor através do suor, o que impede que a temperatura do nosso corpo aumente demais. O mecanismo é que, a água do suor, ao evaporar, retira o calor da pele, resfriando-a.

Cuidados alimentares
Por ser a estação das férias, no verão ocorre um aumento do consumo de alimentos fora de casa. Com isso, ocorre grande aumento na incidência de doenças veiculadas pelos alimentos. Uma alimentação balanceada é importante para manter o funcionamento adequado do organismo, e deve conter todos os nutrientes necessários: carboidratos (açúcares), proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos.

As recomendações são as seguintes:
• Ao ingerir alimentos fora de casa, observe a higiene do local, dos utensílios, dos alimentos e do vendedor. Peça para visitar a cozinha.
• Observe as características próprias dos alimentos e, na dúvida, não consuma.
• Ingerir frutas e vegetais de cores variadas.
• Evite longos períodos de jejum; faça de 4 a 6 refeições por dia.
• Preferir os alimentos com produção característica em determinada estação do ano.
• Ingerir apenas água filtrada, fervida, ou mineral.
• Evite o consumo de enlatados, produtos industrializados e embutidos.
• Evite as dietas milagrosas. Faça ingestão moderada de todos os tipos de alimentos.
• Observe as condutas de higiene na preparação dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário